terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sol e Calor






São Paulo, Minas, Bahia ou Rio. Não importa onde você esteja, com o calor que vem por aí, dar de cara com o sol só mesmo se estiver protegida!






Com o verão chegando, está na hora de escolher um biquíni novo. No entanto, antes de correr para a praia ou piscina tentando ganhar um bronze em um só fim de semana, é bom lembrar que tomar sol é uma delícia, mas se você não tiver cuidado vai se arrepender mais tarde. Isso porque os efeitos ruins dos raios solares são cumulativos. Ou seja, você soma os exageros dos anos passados com os deste ano e dos que estão para vir e o resultado vai ser um só: quando chegar aos 20, sua pele terá aparência de 30 e poderá estar cheia de manchas e ruguinhas que só deveriam surgir muuuito mais tarde. Assim, é a maior bobagem envelhecer muito antes da hora, só por preguiça de não cuidar de sua pele com o carinho que ela merece.






Limpa e saudávelTer uma cútis bonita, hidratada e sem espinhas é o sonho de toda menina. Mas para isso são necessários certos cuidados:



* Não é porque você tem pele oleosa que não deve usar uma loção hidratante. A hidratação é indispensável. Assim, passe um creme apropriado para o seu tipo de pele (oleosa, seca ou normal) todos os dias. Crie o hábito de usá-lo depois de lavar o rosto de manhã.
* Mantenha a pele sempre limpa para que o excesso de gordura (mais a poluição) não tampe os poros e acabe num cravo ou numa espinha. Mas tome cuidado: a lavagem excessiva com sabonetes desengordurantes pode ter um efeito contrário e aumentar a produção de óleo. O ideal é lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete neutro ou de glicerina.






Moça bonita não paga!Pele bonita depende também de uma alimentação legal. A vitamina A, por exemplo, é fundamental para que esteja sempre viçosa e saudável. Por isso, pode abusar das frutas,como melancia e mamão, e de verduras, como brócolis, cenoura, tomate, espinafre e abóbora. Tome bastante água. "Nos dias quentes, o organismo transpira mais, para equilibrar a temperatura interna, e o excesso de transpiração pode provocar a desidratação", explica Adriano Almeida, dermatologista especializado em medicina estética do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (Cipe). Outra boa dica é t rocar o refrigerante por suco de frutas.






Olha a hora!Evite o sol entre 10 e 16 horas. Nesse período, os raios solares, principalmente os ultravioleta, castigam pra valer. Sem nenhum tipo de proteção, então, é bolha na certa. Agora, se apesar de todos esses avisos, você se descuidar e errar na dose de sol, veja o que fazer:
*No caso da pele ficar vermelha e ardida, você pode usar um produto à base de calamina, cânfora, azuleno e aloe vera, para diminuir a dor e o desconforto. No rosto é melhor aplicar compressas frias de chá de camomila.
*Se formar bolhas, não aumente o estrago tirando a pele. O local pode infeccionar e produzir uma ferida dolorosa. "Uma pele danificada desse jeito fica muito mais sensível e desprotegida contra os ataques de microorganismos causadores de doenças, como bactérias e fungos", diz o médico. Nesses casos, é bom procurar um especialista, o qual saberá orientá-la melhor.



Proteção nunca é demaisPassar protetor solar uma vez ao dia não é suficiente para garantir uma pele protegida. Então tenha o cuidado de aplicar o protetor solar e esperar, pelo menos, meia hora antes de se expor ao sol. E, se for passear pela praia, ponha uma camiseta, use boné. Na volta, fique embaixo do guarda-sol. Reaplique o filtro a cada duas horas ou quando secar o rosto com a toalha, pois esta remove a proteção. Aliás, todo dia é dia de usar protetor solar. Então escolha o mais indicado para o seu tom de pele:













Por favor, não invente moda

Sabe aquela receitinha da amiga da sua prima que usa refrigerante à base de cola para bronzear mais rápido? Pelamordedeus, esqueça. "Essas fórmulas 'mágicas' só servem para provocar queimaduras graves", avisa Adriano Almeida. É sério! Tem gente que acaba internada no hospital por causa delas. Então, antes de aplicar qualquer produto - filtro solar, bronzeador ou hidratante -, é melhor consultar um dermatologista. Ele saberá indicar direitinho o que é melhor para a sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário